1.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Projeto
“Leitura como quero”
Projeto
de incentivo à leitura que envolve a disciplina de Língua Portuguesa.
Professoras
Sheila Mara de Melo Rodrigues Chiarelo e Camila Teixeira Capel
2.
JUSTIFICATIVA DO PROJETO
No 6º ano e 7º ano os alunos fazem a leitura de
dois livros paradidáticos obrigatórios por bimestre. No entanto, ler apenas
oito livros por ano, sendo obrigatórios, não são
suficientes para o desenvolvimento de uma leitura proficiente.
Percebendo a importância do incentivo à leitura,
criou-se esse projeto com o intuito de tornar acessível aos alunos diferentes
leituras de livros, de diferentes gêneros.
Sabemos que hoje a internet se coloca como uma nova
ferramenta no âmbito educacional. Assim, devemos refletir sobre seu uso,
aliando novas estratégias de ensino. Bons exemplos de ferramentas da internet
são os blogs, as redes sociais, os fóruns e os wikis.
Desta forma, pensou-se em aliar leitura e
tecnologia, algo tão presente na vida dos alunos da realidade atual. Para isso
foi criado um blog chamado “leituracomoquero”, em que os alunos postam
comentários sobre os livros indicados para a idade, a fim de que incentivem
seus colegas a também lerem esses livros. Os alunos podem também fazer
comentários sobre as postagens de seus colegas, em discussões enriquecedoras.
As postagens realizadas no blog pelos alunos são
monitoradas pela professora, que apenas libera sua publicação quando são
adequadas ao propósito do projeto.
3.
OBJETIVOS
·
Despertar
o prazer da leitura;
·
Promover
o desenvolvimento do vocabulário;
·
Possibilitar
o acesso a diversos tipos de leitura;
·
Estimular
o desejo de novas leituras;
·
Utilizar
a internet como ferramenta de aprendizagem.
4. METAS
Espera-se que os alunos desenvolvam o gosto pela
leitura de diferentes livros e aprendam a utilizar a internet de forma positiva
como ferramenta que contribui para sua aprendizagem.
5. METODOLOGIA
Será
disponibilizada uma lista com indicações de leituras de livros paradidáticos
apropriados à idade dos alunos. Assim, cada aluno deverá escolher um livro por bimestre para realizar a leitura e a atividade proposta.
A atividade consiste em
um resumo da história do livro com o objetivo de despertar nos colegas o
interesse pelo livro lido. Para isso, o aluno deverá contar a história do
livro, ou um fato interessante sobre a história, como se tivesse indicando a
sua leitura para alguém. Sendo assim, não deverá revelar todos os fatos a
respeito da história, aguçando a curiosidade de um possível leitor.
O resumo deverá seguir a
seguinte estrutura:
NOME DO LIVRO:
AUTOR:
EDITORA:
NÚMERO DE PÁGINAS:
EDITORA:
NÚMERO DE PÁGINAS:
ILUSTRAÇÃO:
RESUMO: (10 a 15 linhas)
NOME: TURMA:
6.
AVALIAÇÃO
Será obrigatório que o aluno participe do projeto
lendo pelo menos um livro extra por bimestre, o que terá valor de 2,0 pontos, compondo
a nota de atividades, sendo:
·
1,0 –
entrega do rascunho manuscrito no caderno para correção;
·
1,0 –
envio do resumo no blog.
5.
PERÍODO DE EXECUÇÃO
O projeto
será aplicado nas turmas durante todo o ano letivo.
NOME DO LIVRO: Mano descobre o amor
ResponderExcluirAUTOR: Gilberto Dinenstien e Eloisa Pietra
EDITORA: Ática
NÚMERO DE PAGINAS: 48
ILUSTRAÇÕES: Maria Eugenia
RESUMO:
Mano resolve entrar em uma rede social onde tinha fotos de mulheres bonitas e acabou conhecendo um usuário chamado chatter@ e começou a conversar com "ele". Chatter parecia ser legal e sabia guardar segredo, então Mano resolve se abrir para "ele". Como os dois se falavam sempre, Mano já sabia de toda a vida de Chatter e vice-versa. A vida de Mano estava muito enrolada e com muitos problemas, por exemplo o amigo do seu irmão Pedro, o Sombra, então resolveu passar na casa de uma amiga chamada Anna que ele conheceu quando ela estava chegando em casa. Anna era legal e tinha um kit "para fazer lego'', o que fez os dois começarem a montar uma cidade de lego.
Alguns dias depois, Pedro sumiu, o que trouxe muitos problemas para a família. Chatter tentou animar Mano e tentava arranjar um jeito de ajudar pelo o que sabia sobre Pedro e a família. ela conseguiu. Pedro conheceu a Anna e virou seu namorado mas não deu certo pois Pedro quase foi atropelado. Pelo menos ele voltou com a Anna. Por fim, Chatter não era mais ninguém além da melhor amiga do Mano: Carolina. Pena que ninguém desconfiou.
NOME: Melissa Evaristo Alves 6 ANO A
NOME DO LIVRO: Mano descobre o @mor
ResponderExcluirAUTOR: Heloisa Prieto e Gilberto Dimenstein
EDITORA: Ática
NÚMERO DE PÁGINAS: 48
ILUSTRAÇÃO: Maria Eugenia
RESUMO: Sábado à noite, Mano não tinha nada para fazer. Ele entrou em um site e conheceu uma pessoa com o e-mail de Chatter. Eles se conhecem e contam as historias de suas vidas. Mano conta que seu irmão Pedro era um garoto alegre, mas quando começou a se enturmar com Sombra, ficou completamente diferente. Mano e Chatter trocam ideias através de e-mails sobre o comportamento de seu irmão. Dias depois, Mano conhece uma garota chamada Ana, e eles se tornam amigos. Quando Pedro para de se enturmar com Sombra ele lhe propõe um desafio e Pedro aceita, mas dá errado e Pedro quebra a perna. Mano e Chatter combinam de se encontrar e para sua surpresa ela é uma menina e assim Mano descobre o amor, pois se apaixona por ela.
NOME: Beatriz Carillo Maniglia TURMA: 6 ano B